26/12/2012 16:25 26/12/2012 16:25

Saiba como funciona o Poder Judiciário durante recesso

Extraído de: TJ/ES - um ano atrás

Em 2008, o Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) votou a Resolução nº 25 que instituiu o recesso forense, período durante o ano que os prazos processuais e o expediente no Judiciário ficam suspensos nos Órgãos Judiciários de 1º e 2º Graus do Poder Judiciário no Estado.

A medida para que houvesse uma interrupção no andamento das ações na Justiça foi solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), seccional capixaba, para que os profissionais conseguissem tirar férias nesta época.

Neste período, a publicação de acórdãos, sentenças, decisões, intimações de partes ou advogados também estão paralisadas. Mas, não há danos ao cidadão que precisa buscar auxílio da Justiça, já que o Poder Judiciário está funcionando 24 horas em regime de Plantão.

Há sempre um magistrado de prontidão, das 12 às 18 horas, durante todo o recesso para atender demandas judiciais de urgência. E após às 18 horas, inclusive durante a madrugada e no período da manhã, ficam em regime de sobreaviso, juízes e servidores designados para atender a população nos Fóruns do Estado.

O plantão judiciário proporciona a população atendimento jurídico célere e efetivo para os casos que não podem aguardar decisão judicial no expediente forense normal, pois, proporcionam risco relevante ao direito da pessoa.

São eles: habeas corpus, mandados de segurança, medida liminar em processos relacionado a greves, comunicação de prisão em flagrante e pedidos de concessão de liberdade provisória.

E ainda, prisão preventiva, temporária e provisória de adolescente em conflito com a Lei, além de outras medidas emergenciais de natureza cível e criminal.

Serviço

Caso precise, o plantão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) funciona no Palácio “Desembargador Renato de Mattos”, que fica na Avenida Desembargador Homero Mafra, 60, Enseada do Suá. As dúvidas podem ser tiradas pelo telefone: 3334-2025.

Nas comarcas, o Plantão Judiciário é separado por 11 zonas de atendimento, que funcionam no Fórum em que o juiz plantonista é responsável. Para saber o local correto basta conferir no link “Plantão Judiciário”, disponível no menu “Publicações” do PortalTJES.

Assessoria de Comunicação do TJES
26 de dezembro de 2012



Leia outras notícias do Tribunal de Justiça - ES, aqui: http://tj-es.justica.inf.br.

Deixe seu comentário

Veja Também:


Plantões garantem o funcionamento ininterrupto do Judiciário nos fins de semana

O Tribunal de Justiça adota um regime especial de plantão durante os fins de semana. A medida visa garantir o cumprimento do princípio constitucional do funcionamento ininterrupto do Poder Judiciário. O Plantão Judiciário de 1º Gr ...

4 dias atrás

Corregedoria da Justiça não terá expediente nesta sexta

Corregedoria da Justiça não terá expediente nesta sexta 23 JUL 2014 14:35 Portaria 2995/2014 assinada pela corregedora da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, suspende o expediente na sede da Corregedoria Geral da Justiça do Ma ...

6 dias atrás

Plantões garantem funcionamento ininterrupto do Judiciário nos fins de semana

O Tribunal de Justiça adota um regime especial de plantão durante os fins de semana. A medida visa garantir o cumprimento do princípio constitucional do funcionamento ininterrupto do Poder Judiciário. O Plantão Judiciário de 1º Gr ...

18 dias atrás

TJMA divulga balanço do plantão da semana passada

O desembargador Marcelino Everton respondeu pelo plantão (Foto:Ribamar Pinheiro) TJMA divulga balanço do plantão da semana passada 17 JUN 2014 10:12 O desembargador Marcelino Everton recebeu na semana passada, durante o plantão ...

um mes atrás

Ver todas as 99 notícias relacionadas

Últimas Noticias

10:05 - Segurança e TRE discutem estratégias para eleições no interior

09:29 - Millôr Fernandes é o homenageado da 12ª edição da Flip

09:28 - Começa hoje matrícula de selecionados no Sisutec

09:27 - Universidades paulistas completam dois meses de greve

09:09 - Presidente do TJMG concede entrevista coletiva em Juiz de Fora

09:08 - Bufê indeniza casal por tragédia em festa

 RSS